Elemento quimico Actinio
Neste presente trabalho de pesquisa encontra-se abordado conteúdos relacionados com o elemento químico de nome actínio da tabela periódica. Actínio é um elemento químico se símbolo Ac, e encontra-se no III grupo do bloco d ou dos metais de transição.
Deste modo trago uma vez mais uma gama de conhecimentos científicos acerca desse elemento Ac, que é o seu historial, a sua ocorrência na natureza, obtenção, suas propriedades físicas e químicas, aplicações e precauções a ter com esse elemento.
ELEMENTO QUIMICO ACTINIO (Ac)
1. Actínio
Segundo grande enciclopédia portuguesa e brasileira (1981), actínio (Ac) é um elemento químico de símbolo Ac, numero atómico 89 e de massa atómica 227,03. Metal do III grupo da classificação periódica. Tem apenas um isótopo natural 227.
1.1 Historial do actínio
De acordo com http://pt.wikipedia.org/wiki/Act%C3%ADnio, o actínio (do grego "ακτις", "ακτινoς", raio luminoso), foi descoberto em 1899 pelo químico francês André-Louis Debierne que o obteve da pechblenda. Em 1902 foi descoberto, de forma independente, por Friedrich Otto Giesel.
1.2 Ocorrência
De acordo co site da internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Act%C3%ADnio, são encontrados traços de actínio(Ac-227) em minerais de urânio.
E segundo Arão José, O actínio (Ac) ocorre associado a minerais de urânio (carnotita ;pechblenda; autinita;davidita) e em áreas monazíticas.
Na natureza ocorre em quantidades muito diminuídas como membro da série radioativa que leva o seu próprio nome monazita (Ca; La;Th;Cl;...).
Aparece na forma de isótopos 89Ac227; 89AC228; radioactivo. No estado livre representa metais argênteos brancos.
Este elemento e raro e difícil de ser encontrado.
1.3 Obtenção
Segundo Arão José, actínio (Ac) obtém-se: A partir de haletos na reação com metais, reduzindo o seu haleto com metal (obtenção industrial que ocorre a 1100-13000c):
AcF3 + 3Li Ac + 3LiF 2AcF3 +3Ca 2Ac +