Fau-usp
Dados:
Obra: FAU-USP
Projeto: João Batista Vilanova Artigas e o Engenheiro Carlos Cascaldi,
Construção: 1961 - 1969
Área: 18600 m²
Revestimento de fachadas e área interna: Concreto Armado
Localização: Rua do lago, 876 na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, no Butantã.
A FAU USP se tornou uma referencia na década de 1960 pela inovação das estruturas e técnicas construtivas usadas. O acabamento da Universidade e simples, toda a sua fachada e área interna são em concreto aparente tendo sua parte interna um acabamento mais acabado dando a impressa de “cimento queimado”.
São dois os revestimentos dos pisos da universidade, temos piso resinado na cor caramelo e um piso emborrachado “plorigroma”.
Uma das características da estrutura empregada na FAU e que ela foi pensada junto com a arquitetura, a forma com que os pilares internos foram dispostos possibilitam o que haja uma integração plena entre todos que freqüentam a universidade, ou seja, no centro da FAU, onde temos o grande salão caramelo foi feita uma grande área sem pilares, tornando o local aberto e arejado. A área onde estão dispostos os pavimentos e uma área aberta porem onde todos os pilares estão alocados, entretanto não interfere na comunicação e no espaço do local, mantendo sempre a idéia do Artigas que é “permitir maior grau de convivência, comunicação e sem portas de entrada”.
Temos um total de seis pavimentos, todos eles ligados por rampas. Uma das questões que tornam o projeto mais intrigante e que os pavimentos parecem estar na mesma altura. Ao olhar as plantas entende-se de primeira vista que temos 3 pavimentos, entretanto temos 7 pavimentos sendo um subsolo e mais 6 pavimentos, todos eles ligados por rampas de baixa inclinação. Arquitetonicamente falando temos a impressão de um único plano, tornando assim os ambientes mais interativos. Se analisarmos pelos corte da FAU, podemos perceber que a parte superior é reservada aos alunos e professores, e os