Fatos Sociais
Disciplina: Fundamentos Socio-Antropologicos Aplicados ao Direito
FICHAMENTO
DURKHEIM, E. “O que é fato social?”. In: As Regras do Método Sociológico.6ºed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1972. P-47-52.
Objetivo
O Que é Fato Social ?
Objetivos
A pretensão do autor é discutir a finalidade pela qual O Que é Fato Social, embasado em um grupo que se distingue daqueles estudados pelas outras ciências da natureza, exaltando o verdadeiro significado.
Fontes
Os autores que embasaram o texto foram DURKHEIM (1972), Trad. Por Maria Isaura Pereira de Queiroz.
Principais Conceitos
O autor em seu texto demonstra principais conceitos em relação ao que é fato social baseado na seguinte citação:
Consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. (p 48).
Segundo Durkheim em sua fala afirma o fato social é reconhecível pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença deste poder é reconhecível, por sua vez, seja pela existência de alguma sanção determinada, seja pela resistência que o fato opõe a qualquer empreendimento individual que tenta violenta-lo. (P 49)
Principais Conclusões:
“É fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que se possa ter.”
Comentário Pessoal:
Entretanto no meu entendimento Fato Social são maneiras de agir, pensar e se sentir exteriores ao individuo dotado de um poder coercitivo. Por fim, o propósito é não confundir com os fenômenos orgânicos e psíquicos. São fatos sociais maneiras de agir, costumes, regras jurídicas, regras morais, sistemas financeiros, dogmas religiosos e entre outros. É toda maneira de agir fixa ou não perante a