FATORES QUE INTERFEREM TRAÇADO VIÁRIO
1.
a) A topografia pode interferir nas características técnicas dos projetos, já que ela é um fator que prevalece no traçado de uma via. Ela pode interferir, também, nos custos dos projetos viários, como acontece na movimentação de terras, no valor da terraplanagem ou em regiões topograficamente desfavoráveis.
b) A geologia pode interferir nas características técnicas dos projetos viários devido à características dos solos por onde pode passar uma estrada. Ela pode interferir nos custos da execução dos projetos como na aplicação de técnicas especiais de escavação, no caso de rochas muito resistentes ao desmonte, escassez de solos e rochas com boa qualidade, obras de macrodrenagem, obras com contenção de taludes, etc.
c) A hidrologia pode interferir nas características de projetos viários quando a ação das águas prejudicam esses projetos como precipitações, infiltrações, lençóis freáticos, entre outros. Esses fatores podem encarecer os projetos pela necessidade de se aplicar técnicas e alternativas para a preservação do lençol freático, lagos, rios, etc.
d) O ecossistema pode interferir nas características de projetos pela importância da preservação do meio ambiente. Estudos de impacto e traçados que minimizem as agressões ao meio ambiente, são fatores que influenciam nos custos dos projetos viários.
e) As desapropriações podem interferir nas características dos projetos viários, por exemplo, quando existem melhorias nos locais escolhidos para a construção de uma estrada, traçado sobre construções, loteamentos, etc. Essas melhorias podem influenciar no aumento dos custos dos projetos.
f) O conjunto de estudos necessários à elaboração de projetos para a viabilização de uma via consiste em estudo e levantamentos de: viabilidade técnico-financeira, hidrológicos, topográficos básicos, geológicos e geotécnicos preliminares, impactos ambientais e tráfego atual e futuro. Nesses estudos incluem, ainda, elementos jurídico-administrativos elaboração dos