Fatores que Influenciam a evolução das espécies
Muitas teorias não testadas surgiram, por conta de serem mais observadas que experimentadas. Dois filósofos criaram um conceito de que todos os seres viventes se evoluíam ao longo do tempo.
Muitas teorias evolucionistas tentaram explicar os processos da evolução, envolvendo a transformação de umas espécies em outras ao longo do tempo. Lamarck sustentava que todas as espécies evoluíam de forma gradual e contínua. Essa evolução partia desde os organismos menores até os animais e plantas mais complexos e até o ser humano.
Darwin e Wallace são os pais da teoria evolutiva mais aceita hoje em dia.
A teoria de Darwin-Wallace baseia-se em três princípios:
• A elevada capacidade reprodutora dos seres vivos.
Observaram que era muito comum as espécies produzirem muito mais descendentes do que presumivelmente chegariam à fase adulta.
• A variabilidade da descendência.
Os descendentes de um casal não são idênticos. Muitas das diferenças não teriam grande importância, mas outras poderiam ser cruciais. A maior parte é gerada ao acaso.
• A atuação da seleção natural.
Os membros de uma espécie podem viver em uma situação de superpopulação e com recursos escassos; com isso, estabelece-se uma luta pela sobrevivência. Somente os mais adaptados conseguem sobreviver e se reproduzir, transmitindo suas características à descendência.
Anagênese
Ana = para cima, gênesis = origem. É a evolução de caracteres que se modifica alterando sua frequência genética ao longo do tempo. Uma inovação orgânica, favorável ou desfavorável, selecionada e adaptada ao ambiente. Em casos se estabelecem por eventos relacionados à mutação e permutação em cromossomos homólogos.
Pode-se resultar em um grupo tão diferente da