FATORES LIMITANTES DA DISTRIBUI O E ABUND NCIA DE ORGANISMOS VIVOS
1929 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃOCENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-LICENCIATURA
PROFESSORA: HAMANDA SOARES
DISCIPLINA: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
RESUMO CAPÍTULO II E III (II-Fatores Limitantes da Distribuição e Abundância de Organismos Vivos; III- Parâmetros Demográficos)
Joseana da Cunha Santos 1358108
CAXIAS-MA
2014.3
FATORES LIMITANTES DA DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DE ORGANISMOS VIVOS
Para a compreensão da distribuição e abundância de organismos vivos é necessário levar-se em consideração fatores bióticos, a evolução da espécie, os recursos necessários à espécie, e as taxas individuais de natalidade, mortalidade e migração, limites estes que influenciam na distribuição e abundância dos seres vivos.
Uma população pode ter seu crescimento potencial reduzido devido à ausência ou à diminuição dos elementos necessários a seu pleno desenvolvimento. Então não há espécies que estão adaptadas a sobreviver sob todas as condições ambientais e recursos. Por este motivo cada ser vivo possui limites de tolerância a fatores abióticos (temperatura, salinidade, pH, umidade, concentração de poluentes) e recursos que influenciam no seu funcionamento (reprodução e sobrevivência) no ecossistema. Além dos limites de tolerância às variações ambientais, o funcionamento dos seres vivos pode apresentar níveis ótimos de desempenho, ou seja, são espécies que podem funcionar mais eficientemente, podem sobreviver e deixar mais descendentes, isto é adaptação.
Portanto, é necessário fazer uma relação da evolução com os limites de tolerância, uma vez que, a ecologia tem por fundamento evidenciar as interações entre o meio e os seres vivos e a adaptação destes as suas condições de vida.
A evolução não é sinônimo de progresso, de superioridade, mas trata de mudanças, assim a evolução biológica corresponde a mudanças nas características hereditárias das populações dos organismos. As mudanças