Fatores que influenciam a estrutura de capital em micro e pequenas empresas
Este artigo tem como principal objetivo, comparar as estruturas do capital das micro e pequenas empresas, procurando identificar se são semelhantes ou não, isto é, procurar responder às seguintes questões: os fatores que influenciam a estrutura do capital das PME´s diferem dos das grandes empresas? As teorias de estrutura do capital construídas tendo por base as grandes empresas influenciam as PME’s de forma igual?
A estrutura do capital tem sido um tema extensivamente abordado, contudo as principais teorias de estrutura do capital foram desenvolvidas com base nas grandes empresas. Há princípio foi possível concluir, que o endividamento de curto prazo é o mais utilizado entre as pequenas e grandes empresas. Qualquer empresa para exercer a sua atividade necessita de recursos, estes podem ter origem interna ou externa à empresa. Considerando as suas origens o capital necessário à empresa será denominado capital próprio ou capital alheio, estas duas vertentes de capital conjuntamente formam a estrutura do capital da empresa.
Apesar das PME’s e das grandes empresas terem algumas diferenças ao nível da sua organização, vemos que, o endividamento de curto prazo é mais utilizado do que o endividamento de médio e longo prazo tanto para as PME’s quanto para as grandes empresas. Dentre todas as teorias a cerca desta comparação, confirma-se a hipótese da pecking order tanto para as PME’s quanto para as grandes empresas dando evidências da existência de uma ordem de preferências entre as fontes de financiamento.
Chego à conclusão que estes fatores que influenciam a estrutura de capital das empresas, será ainda muito estudado, não se tem uma definição perfeita sobre o assunto.
"Economia: aquisição do barril de uísque de que não precisamos pelo preço da carne de vaca que não nos podemos dar ao luxo de comprar." (Ambrose