Resumo de atmosfera
Se o homem constitui um ser excepcional no Universo, o ar que o envolve também deve ser considerado como tal.
Se não existisse a atmosfera, não haveria animais nem plantas. Todas as características do mundo, tal como o percebemos, e o próprio ambiente terrestre, dependem essencialmente do ar. Sem a atmosfera, não haveria vento, nuvens ou chuva. Não haveria céu azul, nem crepúsculos ou auroras. Não existiria o fogo, pois toda combustão resulta da união do oxigênio com as substâncias que queimam. Não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano. Sem ar, enfim, as plantas não poderiam nascer e crescer.
Além de suas demais propriedades, a atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas. À noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço. http://www.sefloral.com.br/ea01071804.htm composição quimica da atmosfera: Atmosfera é o nome que damos à camada de ar que envolve a Terra. A Composição Química da Atmosfera é de 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio, 0,9% de Argônio, 0,03% de Dióxido de Carbono e pequena quantidade de outros gases. Sua espessura chega a 480 km, mas a maior parte de seus gases se concentram até os 16 km de altura. Graças a ela, ao campo magnético e à energia solar, existe vida na Terra.
http://tst26.wordpress.com/2012/06/15/composicao-quimica-da-atmosfera-e-nuvens/
camadas da atmosfera: A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Elas não se distribuem de forma igualitária e sua distância varia de acordo com a densidade dos