fato social
O QUE É FATO SOCIAL?
Cleide Ferreira da Silva
2º Ano Pedagogia-noturno
O texto “O que é fato social?” de Émile Durkheim retrata o primeiro capítulo da obra “As regras do método sociológico”, onde o autor transmite suas idéias acerca da Sociologia e, mais precisamente, de acordo com as concepções do autor, acerca da forma que a sociedade molda e determina o indivíduo.
Inicialmente o texto descreve ações realizadas pelos indivíduos de forma isolada, para em seguida encaixá-las nos padrões e moldes impostos pela sociedade. Segundo o autor, em todas as sociedades alguns fenômenos ocorrem com distintas características e que estes devem ser observados com um olhar mais atento cientificamente, tornando-se assim objeto de estudo da Sociologia.
Para Durkheim, toda sociedade estabelece maneiras de agir, comportar-se e mesmo pensar que são exteriores aos indivíduos, ou seja, lhes são impostas por um poder imperativo e coercitivo. A essas maneiras e formas, o autor intitula como fatos sociais. Para ele, até mesmo a forma de produção de conhecimento parte de tais fatos, visto que a influência da sociedade e dos fatos é determinante na formação do pensamento humano, além do comportamento e de praticamente todos seus atos.
O autor considera que os fatos sociais só ocorrem com uma organização definida e que estes são repassados através da educação. Sugere ainda que não há como se opor a tais fatos, pois os mesmos acabam por ter um reflexo negativo na vida do indivíduo quando quebrados. Os fatos sociais são ações impostas coletivamente que são necessariamente aceitas e por isso em geral não são contestadas.
O pensamento geral da obra de Durkheim direciona-se à força da sociedade em relação ao indivíduo.
Respeitando a obra do autor e seu pensamento, considera-se que suas idéias não refletem a realidade da vida em sociedade. Ao omitir a ação do individuo, o autor falha na