O Início da Filosofia
(MUDAR SLIDE)
Porém a única definição totalmente aceite de filosofia é a etimológica. No âmbito etimológico, filosofia significa “Philo- Procura” e “Sophia- Saber”.
(MUDAR SLIDE)
Encontramo-nos então com 4 épocas diferentes da filosofia, sendo que a primeira é a Época Antiga (que como sabemos começou com Tales de Mileto, como vamos ver mais à frente), entre o séc. VI a.C ao séc. V d.C.
Passando depois para a Época Medieval, do séc. V d.C ao Séc. XV.
Depois, Época Moderna, do séc. XV ao séc XIV
E por fim a Época Contemporânea, que começou no séc. XX até à atualidade.
(MUDAR DE SLIDE)
Recuando ao séc. VI a.C, naquela altura, a Grécia era um centro cultural importante. Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas fora da mitologia grega. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da Filosofia, como a entendemos hoje, teve seu início em Mileto, onde Tales de Mileto foi considerado o primeiro filósofo.
Os fragmentos que restaram de seus escritos mostram-nos a tentativa que teve em explicar sobre o que forma o mundo. Para Tales, existe um elemento material que forma todas as coisas, neste caso a água. Podemos encontrar água em todos os locais. Ao furar o solo, se nos cortamos (pois 70% do nosso corpo é constituído por água), dentro do tronco das árvores, nas rochas das nascentes dos rios. Se a água está em tudo, é porque ela forma tudo. Esta maneira de explicar o mundo,