FATO SOCIAL - DURKHEIM
O QUE É FATO SOCIAL?
Sobre a maneira à qual se emprega um fato como social. “(...) Empregam-na correntemente para designar quase todos os fenômenos que se passam no interior da sociedade, por pouco que apresentem, além de certa generalidade, algum interesse social” (p.1). Baseado na obra de Émilie Durkheim, sobre o estudo de fato social, o texto em questão deixa claro que encontram dificuldade para definir um fato como “social” já que todo comportamento humano é para ser visto como social. Entretanto, se assim fosse, não seria necessário existir outros campos da ciência para definir o comportamento humano, como por exemplo a Psicologia e a Biologia.
“(...) quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes” (p.1)
“(...) Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais” (p.1).
Sabe-se que o fato social é o objeto de estudo da sociologia, mas é um pouco complexo, pois de “fato” o fato social é utilizado para estudar o comportamento da sociedade, sendo que as pessoas realizam atos que são exteriores à vontade individual delas. Isso quer dizer que quando uma pessoa nasce ela segue uma cultura que é denominada como a “certa”, porém não foi ela que escolheu.
“(...) são também dotados de um poder imperativo e coercitivo, em virtude do qual se lhe impõem, quer queira, quer não” (p.1-2).
Essa conduta exterior ao indivíduo exerce uma coerção, esta por sua vez pode nem ser notada se o indivíduo segue impiedosamente, mas caso contrário o mesmo pode ser punido conforme uma sanção também estipulada por uma conduta exterior. Muitas vezes essas sanções não são apenas quando é