Durkheim Fato Social
Direito
Atividade Avaliativa Durkheim
Júnia Damasceno
Sociologia
Prof.ª Luciana
Setembro - 2014
Belo Horizonte - Minas Gerais
1) O que é fato social e quais são suas características?
Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia, e é caracterizada pelas maneiras de se agir, pensar e de sentir que se exteriorizam no indivíduo. Representam também ações, mutáveis ou imutáveis, que possuem a capacidade de influenciar a maneira que se age em determinado grupo. Embora cada um ainda possua sua individualidade, essa não afeta a existência do fato social, uma vez que ele independe das ações pessoais de cada um. Essas ações exteriores ao indivíduo, possuem um poder impositivo fazendo assim com que as pessoas passem a agir como se essa fosse sua verdadeira natureza. Possuindo vida própria, ele nos força a agir, pensar e sentir de uma determinada forma.
Suas características são:
Coletividade ou generalidade:
É a origem dos fenômenos sociais, e baseia-se na coletividade e não na análise do indivíduo, mas do grupo. A coletividade possui especificidade em sua maneira de pensar, por isso não se deve estudar o indivíduo unicamente, uma vez que, quando solitário, suas ações podem diferir daquelas as que ele se sujeita em favor da boa convivência social.
Exterioridade:
Nascemos em um ambiente já organizado socialmente, que independe da nossa vontade individual. Um exemplo é a cultura de um país, que tomamos como nossa pela imposição social, repasse de valores e independentemente de nossas ações pessoais e da nossa individualidade ela continua a existir.
Impositividade ou coerção:
Pois é algo imposto a nós, e é algo que incorporamos tornando-o a nossa natureza. Já nascemos sendo socializados, educados ou forçados a ter um determinado comportamento que é aquele aceito em nossa sociedade. Acabamos internalizando esses costumes, atos e normas, deixando de tê-los em nossas ações por imposição