Fast construction introdução
A importância do conceito Fast Construction pode ser vislumbrada pela perspectiva do contexto brasileiro, um país de dimensões continentais, e com um cenário econômico mais favorável, as construtoras, têm no cerne de suas estratégias projetos de expansão agressivos não somente nas principais capitais, mas buscando a pulverização e a conquista de espaço em cidades de médio e também pequeno porte.
A velocidade imposta por este processo de expansão é elevada, e as empresas de construção civil têm necessidade de transferir de forma adequada os seus padrões e identidade visual para os novos empreendimentos, com a certeza do cumprimento dos seus orçamentos, prazos, geralmente muito curtos, e do escopo do contrato. Dentro desse contexto, as soluções propostas pela Fast Construction são muito apropriadas, garantido vantagens expressivas sobre as metodologias convencionais.
Até recentemente o termo Fast Construction, tem sido associado a sistemas e subsistemas construtivos industrializados como pré-fabricados de concreto, estruturas metálicas, steel deck, tilt-up, paredes de gesso acartonado, coberturas industrializadas, entre outros.
Este conceito tem sido explorado há mais de quatro décadas no setor. No entanto Fast Construction não se resume a isso. O termo passou a ser compreendido com um meio de trabalhar a partir de uma rota rápida, direta, compactando e acelerando o processo construtivo. Sob essa perspectiva, podemos definir Fast Construction com uma metodologia de gestão, que objetiva racionalizar e trabalhar concomitantemente todas as etapas do processo construtivo.
1.1 O PROBLEMA
Para empreendedores hoteleiros, empresas que precisam de centros de distribuição, indústrias, hipermercados e edifícios de escritório, obra fora do prazo é sinônimo de prejuízo. Nesses casos, mais do que nunca, tempo é dinheiro, por isso é interessante tudo o que represente uma diminuição significativa nos prazos de construção.
Já para as obras