Teste de software
WESLEY ANTONIO DE DEUS SANTOS
Engenharia de Software
Introdução Os testes de software consistem em buscas no sistema para obter informações que ajudem a garantir a qualidade do que está sendo desenvolvido. Os testes incluem desde a verificação do código até a utilização dos produtos em busca possíveis “erros” no sistema que conhecemos como “bugs”. Normalmente ouvimos dizer que os testes de software são utilizados para encontrar erros. Mas nestes casos a palavra “erro” é usada de forma generalizada para indicar falhas no sistema. Os erros no sistema indicam um estado incorreto durante a execução do software que pode levar a uma falha no sistema. A falha é caracterizada pela ocorrência de divergências entre o resultado obtido de um software e o resultado prescrito nos requisitos. Porque testar um software? Testar é necessário para se averiguar, entre outros, a qualidade, aceitabilidade e principalmente descobrir existência de falhas no software. Estes testes estão cada vez mais ligados à estratégia das empresas, pois ajudam a garantir aos seus produtos diferenciais que possam destacá-los, diante o mercado. Estes são alguns diferenciais que os testes podem garantir ao software:
• Qualidade A qualidade está relacionada ao fato de seu produto atender, ou não, as necessidades de seu cliente, sejam elas implícitas ou explícitas. Os testes ajudam a garantir que o produto atendeu todas as especificações.
• Segurança Hoje, a maioria dos sistemas desenvolvidos conta com algum tipo de sistema de segurança, seja para uma área restrita de um site ou para lidar com transações de informações sigilosas. Dependendo do projeto os testes de segurança podem ser considerados fundamentais, valendo de tudo para tentar “burlar” o sistema.
• Confiabilidade Neste caso, os