fases do metodo estatistico
Quando observamos atentamente os jornais, as revistas, a televisão, os relatórios e análises gerenciais, verificamos que as técnicas estatísticas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, permeando quase a totalidade das nossas atividades: gerência empresarial, gerência de processos, estudos econômicos, sociais, políticos, demográficos, geológicos, meteorológicos, biológicos, e muitos outros.
Na maioria das observações dos fenômenos acima citados, normalmente temos contato apenas com o produto final da análise realizada, que pode constituir-se em informações (descrições, tabelas, gráficos), decisões, conclusões ou expectativas. Mas, por baixo do que é visível, existe toda uma metodologia envolvida e uma base de dados consolidada. Por esse motivo, a análise crítica do que nos é apresentado, necessita de conhecimento da metodologia aplicada, bem como da base de dados em que o estudo foi realizado.
O que foi dito até aqui é suficiente para justificar a presença da disciplina Estatística na grande maioria dos cursos de 3º grau. Contribuindo para o entendimento da necessidade de se estudar Estatística, alguns argumentos podem ser convocados: os administradores e gerentes de um empreendimento necessitam do conhecimento da estatística para amparar suas decisões, inclusive até para discernir informações advindas de processos cientificamente corretos daquelas oriundas de processos capciosos e tendenciosos. a grande maioria das revistas científicas, profissionais e outras, normalmente recorrem a resultados de pesquisas e estudos estatísticos para fundamentar os temas desenvolvidos. várias disciplinas subseqüentes em seu curso utilizarão o método estatístico na aquisição e análise de dados, como ferramenta básica para auxiliar na tomada de decisões. devido à larga utilização da estatística no ambiente empresarial, é possível que no futuro, você possa vir a ser selecionado para contratação ou mesmo para promoção, por causa de seu conhecimento