Fases do método estatístico
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
FUNFDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
ORIENTADOR: BRUNO CLAYTTON
BRUNA RAFAELA MORAIS FERNANDES
CRISTIANA CRISTINE DA COSTA MELO
JOSILENE OLIVEIRA SILVA
MIKAELLY NATALLY FERREIRA DA SILVA
RAQUEL PEREIRA DA SILVA
FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
ARTIGOS CIENTÍFICOS
MOSSORÓ, RN
2012.2
ARTIGO 01
TÍTULO: Mulheres Empreendedoras: medos, conquistas e qualidade de vida.
ASSUNTO: Empreendedorismo Feminino
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA A análise das inquietações e o bem estar subjetivo, bem como a experiência de mulheres empreendedoras.
2 COLETA DE DADOS. O estudo foi realizado por coleta de dados direta, com uma amostra de 49 empreendedoras cariocas. As empreendedoras preencheram um questionário com dados descritivos pessoais e da empresa, realizaram também entrevistas semi- estruturadas, fundamentadas em um roteiro com 13 questões abertas e com a duração de aproximadamente 45 minutos.
3 CRÍTICA DOS DADOS Não foi feita nenhuma crítica dos dados no artigo estudado.
4 APURAÇÃO DOS DADOS As entrevistas duraram cerca de 45 minutos e foram gravadas com o consentimento das participantes. As fitas com as entrevistas gravadas foram transcritas, o material recorrente que emergiu dessas análises foi organizado em categorias.
5 EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS DADOS Os dados foram apresentados por uma tabela que mensura os índices de satisfação das mulheres empreendedoras com a vida.
6 ANÁLISE DOS DADOS A partir dos dados coletados foi analisado que as mulheres empreendedoras têm uma boa qualidade de vida e revela o alto grau de comprometimento das empreendedoras com as suas empresas. Elas demonstram ser destemidas e autoconfiantes, embora preocupadas com aspectos financeiros, com o crescimento da empresa, bem como com a satisfação dos clientes e as condições sócio político-econômico do país. As empreendedoras se sentem vitoriosas pelo reconhecimento pessoal de que são alvo e pelo