Fases da revolução industrial
Professor: Claudinei
Matéria: Estrutura Organizacional e Modelos de Gestão
Aluna: Luma Oliveira de Souza
RGM: 265829
Primeira Revolução Industrial Ocorrida na Inglaterra no inicio do século XVIII, a revolução industrial constitui-se em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social, da qual a mesma classifica-se como revolução em função do enorme impacto sobre a estrutura das sociedades, num processo de transformação acompanhado de notável evolução tecnológica. Com isso houve a substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril.
Benefícios e Conseqüências Causadas.
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes, os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo, junto também vêm as conseqüências, onde caiu o numero de trabalhadores que faziam trabalho artesanal, do qual os maiores afetados foram à população da zona rural, pois as mesmas sofreram com o desemprego, as máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. Trazendo também a poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades que foram conseqüências nocivas para a sociedade. Alguns dos avanços tecnológicos trazidos por essa experiência trouxeram maior conforto à nossa vida. Por outro lado, a questão ambiental (principalmente no que se refere ao aquecimento global) traz à tona a necessidade de repensarmos o nosso modo de vida e a nossa relação com a natureza.
Pioneirismo Inglês
O País que mais se beneficio com o processo de Revolução Industrial, foi à Inglaterra, século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as