FASES DA EXECU O DA ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO
1. PLANEJAMENTO
No que se trata do planejamento de lançamento das estruturas em concreto armado em determinado projeto, é necessário levar em consideração inicialmente as condições inferidas através do Projeto Estrutural, o qual é caracterizado pelo dimensionamento das estruturas que no presente trabalho, é o concreto armado. Essa fase é elaborada por um engenheiro civil, onde é necessário um maior rigor em sua elaboração pois, uma estrutura superdimensionada representa altos custos e não quer dizer necessariamente segurança. Já um mal dimensionamento não apresenta riscos apenas de desabar, mas também de futuras rachaduras.
A elaboração do Projeto Estrutural levará em consideração o Projeto Arquitetônico e o Laudo de Sondagem. Este último é necessário para o dimensionamento adequado das fundações, sem ele o engenheiro deverá prever, por medidas de segurança, resistência dos solos inferiores aumentando consequentemente as bases da fundação. Vale lembrar, que construções com mais de 2 pavimentos é obrigatório o Laudo de Sondagem.
2. LOCAÇÃO
Esta fase é caracterizada pela transposição para o terreno, em verdadeira grandeza, os desenhos da edificação elaborados na fase de projeto com todos os seus elementos planejados.
É necessário o maior rigor neste processo utilizando equipamentos e técnicas que garantam o perfeito controle das dimensões da edificação (controle geométrico). É aconselhável a utilização de equipamentos e eletrônicos (teodolitos¹, níveis a laser e materiais) de boa qualidade.
Os elementos de locação devem permanecer na obra por um tempo razoável até que possa transferir para a edificação os pontos de referência definitivos. É de suma importância que o engenheiro acompanhe todo o processo para que não acorra falhas.
3. ARMAÇÃO
Numa estrutura de concreto, o aço tem como função resistir aos esforços de tração pois, o concreto por si só não consegue resistir à tração suficiente para absorver os