AVALIAÇÃO DO CARREGAMENTO CONSTRUTIVO DOS EDIFÍCIOS COM ESTRUTURAS DE CONCRETO MOLDADO NO LOCAL
AVALIAÇÃO DO CARREGAMENTO CONSTRUTIVO DOS EDIFÍCIOS COM
ESTRUTURAS DE CONCRETO MOLDADO NO LOCAL1
Marcos da Silva Cavalcante Brotas 2
Paulo Daniel de Sá Dalle Laste 3
RESUMO
Edificações, durante a construção, sofrem cargas que são diretamente influenciadas pelo processo construtivo. Este trabalho apresenta um estudo comparativo do carregamento de construção existente entre reescoramento e escoramento remanescente utilizando o método simplificado desenvolvido por Grundy (1963). As análises das cargas referidas são apoiadas pela ACI 347.2R (2005) e as análises de custos são realizadas para o estudo de caso na obra
Vitta Park. Definido o carregamento provocado pelo processo construtivo, é feita então uma comparação a fim de determinar a melhor relação de carga, idade do concreto ao se escorar vários níveis de pavimentos.
Palavras-chave: Carregamento de construção. Resistência do concreto. Escoramento.
Escoramento remanescente. Reescoramento.
1 INTRODUÇÃO
Com o aumento da demanda de imóveis pelo mercado, as obras estão cada vez mais rápidas e os cronogramas cada vez mais apertados, surgindo assim à necessidade de escoramento e reescoramento com tecnologias que possibilitem maior produtividade. Neste contexto estruturas recém-concretadas estão sendo submetidas a cargas elevadas devido ao processo de construção. Estas cargas provocam ações construtivas nas estruturas devido a diversos procedimentos executivos que ocorrem durante a elevação do edifício, sendo o principal destes a própria execução da estrutura do pavimento superior, onde toda carga da laje recém concretada é transferida para a laje inferior, e destas para as lajes mais abaixo, em função da quantidade de pavimentos escorados.
1
Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil da Unifacs – Universidade Salvador, orientado pelo Prof.
Tarcísio J. M. de Souza Orientador em 2013.1.
2
Marcos da Silva Cavalcante Brotas – marcosbrotas10@yahoo.com.br
3
Paulo Daniel de Sá