fase oculta da lua
Quando descobriram , perceberam que a face da Lua voltada para a Terra sempre foi a mesma. A Lua tem um lado oculto, chamado de “lado escuro”. Ter um lado oculto não quer dizer que ele seja escuro. A Lua, assim como o nosso planeta, gira em torno de seu próprio eixo. Então ela tem um ciclo de dia e noite, com cada centímetro da sua superfície sendo iluminado pelo Sol por um determinado período a cada giro completo.
A face “oculta” é a parte da Lua que não podemos avistar a partir da superfície terrestre . Em virtude do movimento orbital da Lua estar sincronizado com sua rotação , por questão de equilíbrio dinâmico evolutivo, a Lua tem sempre a mesma parte voltada para a Terra. Seu período sideral de rotação é igual ao seu período sideral de translação, isto é, o Dia Sideral da Lua dura cerca de 27 Dias Solares da Terra.
A face oculta não corresponde a 50% da superfície da Lua. Do ponto de vista terrestre, pode-se avistar mais que a metade devido a uma oscilação aparente da Lua denominada de libração, a qual corresponde simplesmente a uma questão de perspectiva ou paralaxe.
O intervalo de tempo que a Lua gasta para completar uma volta completa em torno do centro de massa do sistema Terra-Lua, em relação ao referencial das estrelas, é chamado de período sideral; é igual a 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 12 segundos (solares). Já o intervalo de tempo entre duas fases iguais sucessivas (ex. duas fases cheias) é denominado período sinódico ou, simplesmente, Lunação; relativo ao referencial solar (o qual consequentemente definirá a duração do Dia Solar da Lua). Uma Lunação dura