Trabalho Sobre A Lua
NOME: BRUNO SILVA DE AVILA
TURMA: 2 (SALA 201)
PROFESSOR: ALCIR
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FISICA
A Origem da Lua
O Grande Impacto
A lua e a sua origem possuem várias teorias, as quais nem mesmo os grandes astrônomos conseguem afirmar com plena convicção qual das mesmas é a correta, porém a teoria mais aceita pelos cientistas e astrônomos é a Teoria do Grande Impacto.
A teoria foi proposta pelo Instituto de Ciências Planetárias de Tucson e pelo Instituto Harvard-Smithsonian de Astrofísica do ano de 1975, onde a mesma relata a colisão de um meteorito (do tamanho de Marte) com a Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos (estima-se que ocorreu no processo final de formação do planeta), após esta colisão uma parte do planeta acabou se desprendendo e foi lançado para longe e com o passar do tempo foi se condensando e se aproximando da órbita terrestre formando nosso satélite. Foi desenvolvida através do estudo de amostras de solos e rochas lunares (trazida da missão Apollo), além de explicar a origem das diferentes substâncias entre o planeta e o satélite.
A Face Oculta
A face oculta da lua, ou a face obscura da lua – figura 1-, nada mais é do que a metade da lua em que nós habitantes da Terra não conseguimos observar. Isso ocorre graças ao movimento de translação e rotação que a lua faz (assim como a Terra), ou seja, no mesmo instante em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo, ela também gira em torno da Terra, tendo em conta que os dois movimentos tem mesma duração - cerca de 4 semanas – (mês lunar) faz com que este sincronismo resulte sempre na mesma face da lua virada para a Terra, além disso, a face oculta (ao contrário da que é visível) apresenta maior número de crateras e buracos, devido ao impacto de asteróides.
Figura 1. Fases da Lua
Compreende se por fases da Lua, o ciclo que ocorre durante a rotação da Lua em redor a Terra – figura 2 -, através deste movimento juntamente pela