UHE Belo Monte
A Usina Hidrelétrica Belo Monte fechou em 2014 com 70% das obras civis concluídas, sinalizando o avanço do trabalho nos últimos 12 meses para consolidar o maior projeto de infraestrutura em construção no Brasil. O avanço marca a superação das dificuldades logísticas enfrentadas para instalar no coração da Amazônia um empreendimento totalmente adequado aos princípios de sustentabilidade, com baixo impacto ambiental e grande alcance social. Ao mesmo tempo. 2014 foi marcado por grandes avanços da montagem eletromecânica, com a chegada de grandes peças aos canteiros de obras do empreendimento.
Um dos marcos da Usina que ganha formas definitivas para levar a 60 milhões de brasileiros foi a assinatura, em fevereiro, dos contratos de montagem eletromecânica. Em maio, uma nova fase frente de trabalho foi mobilizada para dar início às obras dos Sistema de Transmissão Restrito da UHE Belo Monte. Em junho, a Norte Energia começou a instalar o pré-distribuidor da Unidade Geradora 1 Casa de Força Principal (Sítio Belo Monte).
Em julho começaram as obras da montagem das comportas do vertedouro do Sítio Pimental. Ao mesmo tempo era concluída a concretagem da Tomada d’água do Sítio Belo Monte, onde, em setembro começou a ser instalado o pré distribuidor da segunda Unidade Geradora. Em setembro a tomada d’água de Belo Monte atingiu a altura de cem metros acima do nível do mar. Dois meses depois, os pilares do vertedouro do Sítio Pimental ficaram prontos e, de Taubaté (SP), saiu o rotor da turbina da Unidade 1 do Sítio Belo Monte, uma peça de 320 toneladas. Em dezembro, começou a ser instalado o pré distribuidor da Unidade Geradora 3 Do Sítio Belo Monte. Ao mesmo tempo, era finalizada em Manaus (AM) a logística de transporte do rotor da Unidade Geradora 2, que chegou em Vitória do Xingu no dia 20 de janeiro de 2015.
Paralelamente aos avanços da obra, ações socioambientais previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte se