Fascismo
Prof. Perillo
Estado e Sistemas de Poder
“Analise das idéias políticas das teorias totalitárias: fascismo, nazismo e stalinismo.”
O trabalho deve ter por base a obra Filosofando – Introdução à Filosofia, de M. Lúcia de Arruda Aranha e M. Helena P. Martins, da Ed. Moderna.
O uso do território europeu como principal palco de batalha na Primeira Guerra Mundial, fez a Europa enfrentar uma de suas piores crises econômicas. Isso acarretou na redução dos setores produtivos. Além dos problemas de ordem material, os efeitos da Grande Guerra inseriu a população de todo continente em um delicado período de pobreza e miséria. O ônus da Grande Guerra também influenciou de forma direta nos movimentos políticos e ideologias daquela época.
Retirar a Europa daquela crise, era uma questão que preocupava toda a população, com isso, diversas respostas começaram a surgir. Só a ajuda financeira concedida pelos Estados Unidos não seria solução para aquela imensa crise. E essa opção foi completamente frustrada com a crise de 1929. As doutrinas liberais e capitalistas haviam já não tinham crédito mediante sucessivos episódios de fracasso e indefinição.
Então na Europa tomada pela crise, surgiram três idéias politicas que tinham como ideia resgatar não só a economia, mas também o orgulho de populações que foram castigadas pela primeira grande guerra.
Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. As principais características do Fascismo eram: Violência contra as minorias nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento, cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário, unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista, derrota dos movimentos de esquerda e limitação ao direito dos