Farois de Portugal
Farol de Montedor
O Farol de Montedor localiza-se num promontório no lugar de Montedor, a cerca de 4 milhas náuticas a Norte da foz do rio Lima e a 7 milhas a Sul da foz do rio Minho, na freguesia de Carreço, cidade e distrito de Viana do Castelo, em Portugal. É o farol mais setentrional do país e entrou em funcionamento em 20 de Março de 1910.
Possuiu torre quadrangular em cantaria de granito com altura de 28 metros (103 metros de altitude acima do nível do mar). Grande edifício anexo em forma de 'U'.
Lanterna e varandim de serviço pintados de vermelho.
Farol de Leça
O Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova é um farol português que fica loc O farol situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 46 metros.
Torre cónica branca, em cimento armado, com faixas estreita pretas e edifícios anexos, situa-se entre as barras dos rios Ave e Douro, a cerca de dois quilómetros a Norte da foz do rio Leça onde está implantado o Porto de Leixões.
Em edifício anexo existe um pequeno museu, também visitável, com uma exposição de peças e mecanismos ligados à temática dos faróis. No recinto exterior encontra-se ainda a coluna e lanterna do antigo Farolim das Sobreiras
Entre 1916 e 1926, existiu nas imediações, o Farolim da Boa Nova, torre quadrangular branca com cerca de 12 metros, encimada por uma lanterna verde, com luz branca fixa, a cerca de 380 metros a NW do actual farol, junto à Capela da Boa Nova, tendo estado dez anos em ensaios, findos os quais foi abandonado, passando a servir de camarata aos alunos da Escola de Faroleiros e mais tarde demolido. 2 3 No local subsiste ainda hoje o muro em alvenaria de pedra que sustentava a base da torre 41° 12.204′
N 8° 42.946′ W.
Em 1926, 15 de Dezembro, entrou em funcionamento a título experimental o Farol de
Leça, em substituição do farolim da Boa Nova.
Em 1927, 20 de Fevereiro, foi oficialmente inaugurado.2
Em 1938 foi