Farmácia
2- 0,195g de um metal bivalente foi dissolvido em 10 mL de ácido sulfúrico 0,50 normal. O excesso de ácido foi neutralizado por 16 mL de hidróxido de potássio 0,25 molar. Calcule a massa atômica do metal.
3- Um estudante verifica que 20 mL de hidróxido de potássio (KOH) 0,3 N são necessários para neutralizar uma amostra de 30 mL de ácido clorídrico (HCl). Determine a normalidade do HCl
4- Na análise de um lote de matéria-prima de dipirona sódica (peso molecular 351,4) foram pesados exatamente 0,3 g do pó. Foi adicionado 15 mL de água e 5 mL de HCl 0,02N a amostra após a solubilização procedeu-se à análise. A titulação foi realizada com iodo 0,1 N utilizando goma de amido como indicador. Foram gastos 14,5 mL de solução titulante. Sabendo-se que cada mL de Iodo 0,1N reage com 16,67 mg de dipirona. Calcule o teor de pureza da dipirona.
5- O ácido acetilsalicílico (AAS) é uma das medicações mais consumidas mundialmente. Apresenta inúmeras aplicações terapêuticas como, por exemplo, antiinflamatória e anticoagulante. O controle de qualidade para determinação do teor de AAS em comprimidos é feito pela técnica de titulação de neutralização usando solução padrão de NaOH 0,1 N. Um farmacêutico realizou, por titulação com NaOH, o controle de qualidade de um comprimido de ácido acetilsalicílico contendo180 mg do princípio ativo, gastando, no ponto de viragem 8 mL de uma solução de NaOH 0,1 N. Considerando que o NaOH reage somente com o ácido acetilsalicílico, qual a concentração de ácido acetilsalicílico no comprimido analisado: Dados: (AAS= C9H8O4; C=12; H=1; O=16).
6- Qual a massa de Nitrato de Prata que devemos