farmacêutico
1. Generalidade:
Referência: INVANZ (Merck Sharp)
Classe Terapêutica: é um fármaco antibiótico da classe dos carbapenemas, é um 1-β metilcarbapenem sintético, de ação prolongada e estruturalmente relacionado aos antibióticos betalactâmicos (como as penicilinas e as cefalosporinas), disponível em formulação estéril para uso parenteral e com atividade contra um amplo espectro de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, aeróbias e anaeróbias. É ativo in vitro e em infecções clínicas contra a maioria das cepas dos seguintes microorganismos:
GRAM-POSITIVOS AERÓBIOS E ANAERÓBIOS FACULTATIVOS: Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae;
GRAM-NEGATIVOS AERÓBIOS E ANAERÓBIOS FACULTATIVOS: Escherichia coli; Klebsiella pneumoniae;
ANAERÓBIOS:
Clostridium spp.
2. Farmacocinética:
Vias de administração
Uso Intravenoso: é apresentado em caixas com 1 frasco-ampola contendo 1,046 g de ertapenem sódico, equivalente a 1 g de ertapenem.
Uso Intramuscular: é apresentado em caixas com 1 frasco-ampola contendo 1,046 g de ertapenem sódico, equivalente a 1 g de ertapenem, e em caixas com 1 frasco-ampola contendo 1,046 g de ertapenem sódico, equivalente a 1 g de ertapenem, acompanhado de ampola de diluente de cloridrato de lidocaína 1%.
Absorção
O ertapenem reconstituído com cloridrato de lidocaína a 1% injetável USP (em solução fisiológica sem epinefrina) é bem absorvido após administração IM da dose recomendada de 1 g. A biodisponibilidade média é de cerca de 92%. Após a administração de 1 g/dia IM, as concentrações plasmáticas máximas médias (Cmáx) são atingidas em cerca de 2 horas (Tmáx).
Distribuição
A taxa de ligação do ertapenem às proteínas plasmáticas humanas é elevada. Em adultos jovens saudáveis, a taxa de ligação do ertapenem às proteínas diminui à medida que as concentrações plasmáticas aumentam - de cerca de 95% em concentrações plasmáticas aproximadas de