Farmacotécnica
Para os tratamentos de manchas na pele, o ingrediente ativo despigmentante mais prescrito pelos médicos dermatologistas é a hidroquinona. Um composto orgânico aromático, um tipo de fenol; que no princípio tinha outros usos, porém, ao se observar suas reações quando em contato com a pele, passou a ser empregado como despigmentante.
Os princípios ativos despigmentantes como a hidroquinona, são definidos como princípios ativos utilizados em preparações tópicas magistrais ou industrializadas que interferem diretamente na síntese da produção de melanina. Estes ativos devemser de uso autorizado pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), coma finalidade de clareamento das hipercromias da pele usados em casos como cloasma ou melasma, efélides ou sardas e hipercromias pós-inflamatórias como manchas de acne, picadas de inseto, queimaduras, etc.Nas preparações que utilizam hidroquinona, estarão presentes também creme não iônico qsp ou ainda gel não iônico qsp.
Seu efeito despigmentante não é imediato. Assim como todos os despigmentantes, a hidroquinona interfere na síntese da melanina que se inicia coma tirosina, inibindo a atividade da enzima tirosinase (impedindo sua catálise em Dopa) e, quando usada de forma prolongada, começa a degradar as membranas do complexo de Golgi impedindo a transferência dos melanossomas (organela que armazena a melanina) para os queratinócitos, podendo ocasionar possíveis manchas hipocrômicas. É uma substância fotossensível. Sua concentração usual para cosmético varia de 2% á 5%.Seus efeitos despigmentantes são reversíveis e não é incomum causar irritações, onde se faz necessário a interrupção de seu uso.
Não é aconselhável o uso de hidroquinona em regiões próximas aos olhos,lesões cutâneas, ou locais que em que a lesão se encontre em fase de cicatrização.
Lembrando que é muito importante manter uma proteção intensa contra o calor e sol, já que a hidroquinona deixa a pele mais