Farmacotecnica
A) verdadeira, pois o fato de o fármaco estar na forma de solução no interior das cápsulas faz com que sejam absorvidos mais rapidamente do que cápsulas convencionais, as quais tem que desintegrar e dissolver para depois o fármaco ser absorvido.
B) falsa, pois as cápsulas terão que desintegrar e a solução deverá ser dissolvida para depois serem absorvidas, o que não diminuiria o tempo para início do efeito terapêutico.
C) verdadeira, pois as cápsulas são as formas farmacêuticas que permitem absorção mais rápida de fármacos e, consequentemente, mais rápido efeito terapêutico.
D) falsa, pois estas cápsulas terão que ser primeiramente dissolvidas no TGI e depois o fármaco terá que sofrer desintegração para então ser absorvido e exercer o efeito terapêutico.
E) Nenhuma das alternativas está correta.
2) Uma determinada indústria farmacêutica comercializa um medicamento na forma farmacêutica comprimido e seu laboratório de desenvolvimento farmacotécnico está elaborando uma nova apresentação na forma líquida. Nos testes realizados utilizaram os seguintes parâmetros:
- fármaco anidro ao invés da forma hidratada utilizada para fabricação de comprimidos.
- pulverização dos sólidos antes da dissolução no veículo
- aquecimento e agitação durante o preparo da fórmula
- água como veículo na primeira fórmula preparada
- xarope simples como veículo na segunda fórmula preparada
- coeficiente de solubilidade do fármaco: 50 mg/mL Constantes dielétricas:
Fármaco: 63
Água: 80,4
Xarope simples: 60 Em relação aos recursos utilizados por esta empresa podemos dizer que
A) a escolha do fármaco anidro não foi uma boa opção, uma vez que este é menos solúvel que o respectivo fármaco hidratado.
B) a pulverização é uma técnica