farmacotecnica 1
INTRODUÇÃO
*Insumo é uma matéria prima que divide-se em 2 grupos, ativo (principio ativo) e inerte (excipientes).
*Forma Farmacêutica: é a forma de apresentação do produto final farmacêutico (medicamento). Podem ser líquidas (soluções, xaropes, extratos, tinturas, espíritos, suspensões e emulsoes), semi-sólidas (cremes, géis, pomadas e pastas) ou sólidas (pós, granulados, cápsulas, drágeas, comprimidos, comprimidos revestidos).
*Os excipientes possuem diversas funções, dentre elas a de ajudar a compor o medicamento favorecendo a estabilidade e os aspectos biofarmacêuticos e organolépticos.
*Excipientes podem ser:
-Agentes Emulsificantes: Usado para promover e manter a dispersão de partículas em um veiculo no qual elas são imiscíveis. (Monoestearato De Glicerila, Monoleato De Sorbitano).
-Agentes Deslizantes ou Lubrificantes: Utilizado para diminuir o atrito durante a fluidez do material, facilitando o escoamento dos pós (para dentro das cápsulas por exemplo), otimizando o processo de fabricação do medicamento. (Estearato De Magnésio, Estearato De Zinco e Talco).
Agentes Surfactantes ou Tensoativos: substâncias que reduzem a tensão superficial. Podem ser usados como agentes molhantes, detergentes ou emulsificantes. (Span e Tween, polissorbato 80, lauril sulfato de sódio).
-Agentes Gelificantes ou Espessantes: Usado para aumentar a consistência na preparação de substâncias semi-sólidas, como cremes, pomadas e géis. (Parafina, Álcool Cetílico, Ceras, Polímero Carboxivinílico - Carbopol e Goma Xantana).
Agentes Umectantes: substancias que evitam o ressecamento das formulações. (Glicerina, Propilenoglicol, Sorbitol).
Agentes Aglutinantes: Substâncias utilizadas para causar aderência nas partículas de pó no processo de granulação. Aumentam a coesão entre as partículas. (Amido, Povidona, Metilcelulose).
Agentes Desintegrante: Promovem o rompimento da massa sólida em partículas menores, que acabam podendo se dispersar ou