farmacologia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
MEDICINA
ANTÔNIO MARCOS, GIEDRE ASSIS, LORENA PESSOA E MANUELA XIMENES.
ESTUDO DE CASO AIES
Salvador
2013
A) Liste os fármacos usados pelo paciente, indicando mecanismo de ação e efeitos indesejados. Indique diferenças farmacocinéticas entre o ácido acetilsalicílico e o Tenoxicam, discutindo sua indicação clínica.
Aspirina (ácido acetilsalicílico)
Mecanismo de ação: inibição irreversível da enzima ciclooxigenase envolvida na síntese das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidónico. Esta inibição ocorre por acetilação de um terminal NH2 da serina em uma porção do local ativo da enzima, formando a N-acetil-L-serina. A aspira inibe ambas as isoformas da COX, o que não afeta a hiperalgesia ou a dor causada pela ação direta das prostaglandinas
Efeitos indesejados: Os distúrbios gastrintestinais são os mais comuns. Doses elevadas causam náusea, vômito e dor gástrica. Pode causar hemorragias ocultas e em casos excepcionais pode ocorrer anemia. Aumenta a incidência da úlcera péptica em pacientes com artrite reumatoide, devido ao uso por período prolongado. Pode ativar a úlcera e precipitar hemorragia maciça, risco este que aumenta quando tomado concomitantemente com álcool. Insuficiência renal, mais comum em pacientes que sofrem de doença renal. Tratamento prolongado pode causar salicilismo, cujos sintomas são zumbido nos ouvidos, cefaleia, vertigem e confusão. Diversos defeitos para o feto, pois atravessa rapidamente a barreira placentária. Retardamento do trabalho de parto quando usado no fim da gestação. Síndrome de Reye, doença rara, mas grave, em crianças que sofrem de influenza viral ou varicela. Por esta razão, o uso em crianças abaixo de 12 anos deve ser orientado pelo médico.
Duodecadron ® (fosfato dissódico de dexametasona)
Mecanismo de ação: Inibição da fosfolipase A mediada por lipocortina, cuja síntese e