Farmacologia
A origem das doenças, até os filósofos gregos, era quase sempre atribuída às causas sobrenaturais como castigo dos deuses ou infringida por outrem sob a forma de intenções ruins com o “mau-olhado”
“nasceu com a filosofia grega” □ Fármaco: deriva do termo grego phárn, que tanto pode significar veneno como remédio. Na terminologia farmacêutica fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedade farmacológica, com a propriedades de modificar uma função fisiológica existente. □ Medicamento: (do latim medicamentum, “remedio”) é produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstic. □ Remédio: ( do latim remedium “ aquilo que cura” ) tem sentido mais amplo que medicamento; compreende tudo aquilo que é usado para curar uma doença, usado com intenção benéfica.
Forma farmacêutica
Sólida semi sólida
Liquida
Gasosa
Forma sólida
Comprimido
Cápsula
Suposutorio
Pós
Forma semi sólida
Pomada
Creme
Géis
Pastas
Loção
liquida
Xaropes
Injetáveis
Soluções
Gasosa
Aerossóis
Splay
Cápsulas
□ É constituído de invólucro de gelatina com medicamento internamente de forma sólida, semilíquida ou liquida, sendo usada para facilitar a deglutição e a liberação do medicamento na cavidade gástrica □ Comprimido □ É o pó comprimido com um formato próprio, sendo redondo ou ovulado, podem trazer uma marca, como sulcos que facilitam sua divisão em partes. □ Drageas □ O comprimido é revestido por uma solução de queratina composta por açúcar e corante, proporcionando melhora na sua liberação entérica, sendo usado para facilitar a deglutição e evitar sabor e odor característicos do medicamento □ Emulsão □ É composto por dois tipos de líquido