Farmacologia
1. O brometo de piridostigmina é uma droga utilizada em pacientes com miastenia grave que tem como objetivo promover um estimulo na placa motora, causando contração muscular e, assim , reduzir o déficit de força muscular. Acerca dessas informações e dos medicamentos que atuam nos receptores colinérgicos, responda as questões abaixo:
a) Descreva o mecanismo de ação do Brometo de Piridostigmina
O brometo de piridostigmina e um colinérgico indireto ou anticolinesterasico. Ele atua inibindo a enzima acetilcolinesterase enzima responsalves pela degradação da acelticolina na fenda sináptica . Esta inibição aumentara a quantidade de acetilcolina na fenda sináptica aumento o estimulo parassimpático.
b) Anticolinergicos naturais tem sido utilizados há milênios como medicamentos e venenos. A atropina é um protótipo desses medicamentos. Em quais situações clinicas este medicamento pode ser utilizado ?
A atropina é indicada como pré-anestesico para diminuir as secreções em bradicardia sinusal, após infarto e após intoxicações por inseticidas organofosforados.
2. A congestão nasal e um sintoma típico de pacientes com resfriados ou rinite alérgica. Cite 3 medicamentos que podem ser usados para alivio deste sintomas, descrevendo seu mecanismo de ação .
Pseudoefedrina, Nafazolina e Oximetazolina. Mecanismo de ação: Estes medicamentos são agonistas do simpático( adrenérgicos), atuando especificamente sobre receptores alfa-2 licalizados nos vasos do nariz causando vasoconstrição e diminuição da congestão nasal
3. Um paciente de 45 anos apresenta diagnostico de hipertensão arterial.È acompanhado na unidade de saúde, sendo tratado com propanolol 80 mg um comprimido duas vezes ao dia. Após uma crise asmática tratada na emergência retorna a farmácia da unidade de saúde com uma receita de salbutamol aerosol. Como farmacêutico da unidade qual a conduta mais adequada a ser tomada ?
Orientar o paciente e se possível entrar em contato com