contabilidade
DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DA CONTABILIDADE
MAIQUELI MALHEIROS
PANAMBI, 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é fazer uma análise objetiva da situação da contabilidade atualmente e apontar possíveis tendências para o futuro.
O presente trabalho conceitua os Princípios da Contabilidade, além das Demonstrações Contábeis obrigatórias utilizadas para fornecer informações precisas e corretas para todos os usuários e interessados.
Além disso, aborda a origem contábil e sua evolução, das tabulações em argila e barro até os dias de hoje, na era da informática e tecnologia.
Finalmente, apresenta os métodos de avaliação de estoques e de regimes de apuração e descreve o processo de operações com mercadorias, suas deduções e impostos, bem como operações financeiras e taxas de capitalização.
1. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Contabilidade é definida como um conjunto de regras, normas e conceitos que norteiam a ciência contábil, obtidos através de consenso entre a classe contábil e os demais usuários. Os princípios conceituais estão assim definidos:
Princípio da Entidade: Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade afirmando a autonomia patrimonial. O patrimônio pertencente à entidade não se confunde com aquele de seus sócios ou proprietários.
Principio da Continuidade: Afirma que o patrimônio da entidade, quando da sua classificação e avaliação das mudanças qualitativas e quantitativas deve levar em consideração a continuidade ou não da entidade, sua vida definida ou provável.
Principio da Competência: Determina que o reconhecimento das receitas e despesas incorridas no período, deve ser incluído na apuração do resultado do período em que ocorrerem independente do recebimento ou pagamento.
1.1 Regime de apuração
Regimes são formas de reconhecimento contábil das receitas, despesas e custos. O regime adotado