Farmacologi
Trabalho de Farmacologia
Nomes:
Técnico de Enfermagem – Turma “A”
Profº
Introdução
Este trabalho apresenta informações sobre os agentes psicotrópicos (que agem causando alterações de comportamento no SNC), tais como, seus tipos, classificações, etc.
Agentes Psicotrópicos Agem no Sistema Nervoso Central (SNC) produzindo alterações de comportamento, humor e cognição. São divididos em 3 grupos:
Depressores do SNC: que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas. Ex.: Álcool, Inalantes/solventes, Ansiolíticos, Barbitúricos.
Estimulantes do SNC: que aumentam a atividade do cérebro. Ou seja, estimulam o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique mais "ligada", "elétrica", sem sono. Ex.: Cafeína, Nicotina, Anfetamina, Cocaína
Perturbadores do SNC: que modificam qualitativamente a atividade do cérebro. Ou seja, perturbam, distorcem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa passe a perceber as coisas deformadas, parecidas com as imagens dos sonhos. Ex.: Anticolinérgicos (medicamento e planta), Maconha, Cacto, Cogumelo, LSD-25. Os agente psicotrópicos são usados no tratamento de distúrbios psíquicos. E são classificados em:
Antipsicóticos
Ansiolíticos
Antidepressivos
Alucinógenos
Antipsicóticos
Os Antipsicóticos se caracteriza por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores. Por isso, além de se constituirem como os fármacos preferencialmente usados no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a Esquizofrenia, tambem são utilizados como anestésicos e em outros disturbios psíquicos. Produzem calma, aliviam os sintomas de pacientes gravemente conturbados, sem tirar a consciencia, nem deprimir os centros vitais.
Exemplos: Haloperidol, Clorpromazina, Fenotiazinicos.
Efeitos adversos: tremor, rigidez,