farmacognosia
RELATÓRIO DA AULA PRATICA
Nome:Dilce Silva Santos Maria Helena Bessa Elaine Cecilia Martins Thianne Castelo Turma:FAR5NB Curso:Farmacia
Assunto : Metodo Direto e Indireto de identificação de drogas Vegetais
Introdução
Uma das atribuições da Farmacognosia é fazer análise anatômica de drogas vegetais, visando a sua identificação a Anatomia Vegetal estuda a estrutura interna dos organismos vegetais. Para tanto são utilizadas técnicas de microscopia óptica, que permitem o estudo da natureza íntima dos vegetais, ou seja, de suas células, tecidos e órgãos.
- OBJETIVOS:
Compreender a importância dos aspectos micro e macroscópicos de espécies vegetais de interesse farmacológico, bem como, relacionar a importância da fisiologia vegetal e dos fatores do meio ambiente no metabolismo primário e secundário dos vegetais.
MATERIAIS E MÉTODOS
Método Direto
Descrição Macroscópica
Anis verde Pimpinella anisum L.
Erva-doce
O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise .Foram utilizados somente a erva-doce que é frutos pequenos, arredondados em forma de ovo ou forma de pera. Tem dimensão de 6mm de comprimentos e 2mm de largura, com 5 quinas .As características originais com a cor são verde acinzentadas de sabor adocicado e odor aromático característicos (agradável ) .Os pelos não foram visualizado .
Método Indiireto
Descrição Microscópica
Os elementos anatômicos característicos dos vegetais ( Folha de boldo ) que são descritos como a que nesse trabalho foram extraídos da anatomia vegetal, exames que vão ao microscópio ótico. Nesse trabalhos empregaram-se cortes a mão livre, geralmente utilizando um suporte,uma lamina, água sanitária e glicerina .Os cortes devem ser longitodinal e cortes