farmacognosia
Alguns minerais são considerados macronutrientes porque o organismo necessita de quantidades relativamente grandes dos mesmos. Eles são denominados macrominerais.
Os macrominerais, essências para os seres humanos adultos em quantidades de 100mg/dia ou mais são cálcio, fósforo, magnésio, enxofre, sódio, cloro e potássio. Exceto para o enxofre, estes minerais são encontrados tipicamente no estado iônico nos alimentos e no corpo. Muitas moléculas orgânicas também contêm grupos que contêm fósforo, tais como os fosfolipídeos, que não estão em forma iônica livre.
Cálcio
O cálcio, constitui cerca de 1,5% a 2% do peso corpóreo e 39% dos minerais do corpo humano. Aproximadamente 99% do cálcio estão nos ossos e dentes. O 1% restante do cálcio está no sangue e fluídos extracelulares e dentro das células de todos os tecidos, onde ele regula muitas funções metabólicas importantes.
O esqueleto é um tecido dinâmico que devolve cálcio e outros minerais para o sangue e fluídos extracelulares segundo a necessidade. O osso também captura cálcio e outros minerais do sangue quando eles são consumidos. Mais tarde na vida, a retenção óssea de cálcio derivado de alimento e suplemento é limitada, amenos que o cálcio seja consumido juntamente com vitamina d ou uma droga que conserve o osso.
Fontes alimentares e ingestões
Hortaliças de folhas verdes-escuras, tais como couve, folhas de nabo, folhas de mostarda e brócolis, sardinhas, mexilhões e mariscos, ostras e salmão enlatados são boas fontes de cálcio.
Os suplementos de cálcio estão sendo utilizados para aumentar sua ingestão. A forma mais comum é o carbonato de cálcio, que é relativamente insolúvel, em partículas em um pH neutro. O citrato de cálcio, apesar de conter menos cálcio que o carbonato de cálcio, por peso, é muito mais solúvel.
A seleção do suplemento de cálcio mais apropriado depende de vários fatores, inclusive propriedades físicas e químicas, interações com outros medicamentos tomados