Farmaco
CURSO DE ENFERMAGEM
ESTAGIO:
Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Ipatinga (MG) na disciplina de Estagio. Turma: 03ENF07M1.
Professora: Dennes Quintão
Por:
Enque
Ipatinga (MG)
2009
Ácido acetilsalicílico
AAS comprimidos Adulto: embalagem contendo 200 ou 500 comprimidos.
AAS comprimidos Infantil: embalagem contendo 30, 120 ou 200 comprimidos.
Composição
Cada comprimido contém: ácido acetilsalicílico 500 mg excipientes q.s.p. 1 comp.
Contém: amido de milho, croscarmelose sódica.
Indicações
Para o alívio sintomático da cefaléia, odontalgia, dor de garganta, dismenorréia, mialgia ou artralgia, lombalgia e dor artrítica de pequena intensidade. No resfriado comum ou na gripe, para o alívio sintomático da dor e da febre.
Contra indicações
AAS está contra- indicado em todos os pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico e a outros antiinflamatórios não esteróides. AAS não deve ser empregado em pacientes predispostos a dispepsias ou sabidamente portadores de alguma lesão da mucosa gástrica. Seu emprego deve ser evitado nos pacientes portadores de lesão hepática grave, em hemofílicos e naqueles que estejam fazendo uso de anticoagulantes. A administração deve ser cautelosa nos pacientes com função renal comprometida, particularmente nas crianças, e sempre que o paciente estiver desidratado. O AAS somente deverá ser empregado durante a gravidez sob orientação médica.
Reações adversas
O ácido acetilsalicílico pode provocar irritação da mucosa gástrica e sangramento digestivo, sobretudo em dose alta e tratamento prolongado. Embora pouco comuns, podem ocorrer casos de hipersensibilidade manifestada por broncoespasmo, asma, rinite, urticária e outras manifestações cutâneas. O uso