Farmaco
Disciplina de Farmacologia Médica I
Seminário 3: 04/04/2012
Interações Medicamentosas - Responda as questões relacionadas aos casos descritos a seguir:
1) Um paciente que faz uso crônico do anticoagulante varfarina, precisou utilizar temporariamente a fenilbutazona, um antiinflamatório. Sabendo-se que estes dois fármacos competem pelo mesmo sítio de ligação da mesma proteína plasmática, e que a fenilbutazona tem maior afinidade por este sítio, responda:
a) Que tipo de interação ocorre na associação destes fármacos?
b) Que tipo de efeito adverso pode-se esperar que este paciente tenha?
2) A varfarina (anticoagulante) quando é administrada concomitantemente com a cimetidina (antiúlcera) pode causar hemorragias. Sabendo-se que a cimetidina é um inibidor enzimático (enzima CYP3A4/5) e a varfarina é metabolizada pela enzima CYP3A4/5, explique por que a varfarina pode causar hemorragia quando associada a cimetidina e classifique este tipo de interação.
3) Um paciente portador de cardiopatia reumática com insuficiência aórtica, foi submetido à cirurgia para inserção de prótese cardíaca. No período pós-operatório, recebeu um anticoagulante oral – varfarina – para prevenir trombose sobre a válvula artificial. Foi orientado para não tomar vários fármacos, entre os quais ácido acetil salicílico (antiplaquetário). Inadvertidamente, utilizou-o por vários dias, por meio de um preparado antigripal que continha uma associação de substâncias. Passou a apresentar hematúria macroscópica e sangramento gengival (sintomas característicos de um quadro hemorrágico):
a) Que tipo de interação ocorreu na associação destes fármacos? Classifique a interação.
4) Justifique a administração sistêmica de bicarbonato de sódio para acelerar a excreção de barbitúricos e salicilatos (dois fármacos ácidos fracos) revertendo intoxicação provocada por estes fármacos.
5) Neisseria gonorrhoeae, agente etiológico da gonorréia, era