farmaco
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA ENFERMAGEM
CURSO: ENFERMAGEM
PROFESSOR: JOSÉ ROSINO DE ARAÚJO ROCHA REIS
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE FARMACOS
Alisson Soares
Antonio Diogo
Ithala Maria
Ivana Lira
Maiara Nogueira
TERESINA/ PI
NOVEMBRO/ 2012
INTRODUÇÃO
As vias de administração ou introdução são caminhos pelos quais as drogas atingem o organismo. Essas vias são muito importantes por interferirem no efeito da droga sobre o organismo, principalmente pela possibilidade de variações na biodisponibilidade dos fármacos, ou seja, na quantidade de droga que atinge o seu local de ação ou o líquido biológico que dê acesso ao local de ação (GILMAN, et al; 2003).
Os medicamentos podem ser administrados por várias vias e estas podem ser determinadas pelas propriedades do fármaco e pelos objetivos terapêuticos. Cada via possui uma velocidade diferente da absorção. Quando os medicamentos são colocados sob a pele, a absorção é lenta devido a constituição física da pele. Quando os medicamentos são colocadores sobre mucosas e as vias respiratórias da paciente são rapidamente absorvidos, por que este tecidos contem muitas vascularizações. Como os medicamentos administrados por via oral devem atravessar o trato gastrointestinal, para serem absorvidos, a velocidade global de absorção pode ser lenta. A injeção intravenosa produz absorção rápida, por que esta via fornece acesso imediato à circulação sistêmica (POTTER & PERRY, 2004).
Esta experimentação visou descrever os fatores que devem ser considerados ao escolher as vias de administração do medicamentos, baseando-se na observação das variações de intensidade do efeito de uma substância ao ser administrado por uma diferente via.
MATERIAIS E MÉTODOS
A experiência foi realizada no dia 21 de março de 2012 no laboratório do departamento de Bioquímica e Farmacologia da