farmacia
1
PLANTAS MEDICINAIS
A primeira forma de uso dos medicamentos efetuada pelo homem foi feita através de plantas medicinais. Talvez muitas descobertas foram feitas durante a procura de novas fontes de alimentos, mas provavelmente um número significativo foi devido à curiosidade e desejo natural de investigação de todo ser humano.
Algumas plantas foram reconhecidas como venenos, outras passaram a ter uso medicinal e outras para fins recreacionais (uva do vinho).
Dentre os estudiosos da antigüidade, devemos destacar Galeno, por estudar profundamente as plantas medicinais, escrevendo vários livros sobre farmácia e farmacologia clínica.
2
Na atualidade, as plantas mais consumidas no mundo são:
Coffea arabica = café
Nicotiana tabacu = tabaco
Cola acuminata= bebidas tipo cola (Coca
Cola, Pepsi, etc)
No Brasil:
Paulinia cupana = guaraná
Ilex paraguariensis = mate
3
No Brasil existem cerca de 127 mil espécies diferentes de plantas, sendo um grande número delas usadas com fins medicinais. Imaginando um rendimento de 0,001% na descoberta de novos remédios a partir de plantas brasileiras, podemos imaginar o surgimento de mais de 100 medicamentos genuinamente nacionais. 4
Alquimia
Procurava entender o relacionamento do homem com o universo e a explorar esta relação para beneficiar o ser humano. Os fundamentos eram que todos os metais eram iguais em sua essência e que era possível transformar um em outro; acreditava que o homem também podia sofrer transmutação, como os metais, e tornar-se imortal.
5
Iatroquímica
A aplicação da química à medicina deveu-se a
“Paracelsus” que afirmava que cada elemento do corpo humano . Os quatro conhecidos na época eram fogo, terra, água e ar. Eram divisíveis em três partes: em sal, enxofre e mercúrio.
Acreditava-se que as doenças eram causadas por um desequilíbrio entre os quatro humores do corpo humano: catarro, sangue, bile amarela, bile preta. A