Farmacia tutorial
Aspectos
Práticos da
Administração
Farmacêutica na Farmácia
Comunitária
Comunitária
Manual V
Brasília – junho de 2010
FARMÁCIA
2
Comunitária
Introdução
Em nenhuma época, a gestão do varejo farmacêutico esteve com tanta importância quanto na atual. O Farmacêutico é chamado, neste momento, a entender e a praticar, mais profissio‑ nalmente, não apenas as ações de saúde – que fazem parte de suas atividades diárias ‑, mas também os conceitos administrativos, como meio de prosperar e obter uma remuneração mais justa e ética.
Fazer o trabalho junto à comunidade e ter o reconhecimento das pessoas, e das autoridades, não são suficientes se a Farmácia não obtiver rentabilidade e auto‑sustentação financeira. Mais ainda, o Farmacêutico deve ser remunerado à altura dos demais profissionais da área da saúde, para não se ver refém de situações que possam colocar em cheque a sua ética profissional e sua motivação pelo trabalho.
O Farmacêutico, na Farmácia Comunitária, tem a difícil tarefa de transformar “conheci‑ mento em saúde” e, ainda, ter uma remuneração financeira justa e ética. Isso é possível, mas requer do Farmacêutico um maior aprofundamento na prática da Administração Farmacêutica na Farmácia.
As histórias de Farmácias bem sucedidas mostram que, invariavelmente, existem duas co‑ lunas de sustentação para o sucesso:
Gestão Administrativa.
Atendimento ao Cliente.
objetIvos
Este manual tem como objetivo familiarizar o Farmacêutico com a utilização de métodos e técnicas de Administração Empresarial, para que tenha uma visão clara e objetiva do de‑ sempenho de sua Farmácia enquanto empresa. Demonstra, de forma prática, como realizar a
Administração Financeira em uma Farmácia Comunitária.
Esta é a primeira e a mais importante área da Administração Farmacêutica, porque norteia e dá as diretrizes para a boa Gestão Farmacêutica, atingindo as demais áreas da Farmácia.
A “Administração Financeira” da Farmácia é a parte