Fariseus E Reencarna Ao
Ver com os próprios olhos e pensar com a própria mente não é uma operação fácil. No entanto, somente as pessoas que cultivam essas expressões de independência desfrutam de liberdade diante da vida. (BEZERRA NETO)
Vemos muitos argumentos dando conta de que Flávio Josefo, escritor e historiador judeu, que viveu entre 37 a 103 d.C., afirmou que os fariseus acreditavam na reencarnação.
Entretanto, os antirreencarnacionistas logo refutavam, dizendo que isso não é bem a verdade.
Mas, afinal, quem tem razão? Vamos analisar as informações de Josefo para tentar desvendar esse “mistério”.
Josefo dividiu o povo hebreu da seguinte forma: “Havia então entre nós três seitas, relativas às ações humanas. A primeira, a dos fariseus; a segunda, a dos saduceus e a terceira a dos essênios.” (JOSEFO, 2003, p. 307) (grifo nosso).
Ao longo de sua obra História dos Hebreus, especificamente quando trata da guerra dos judeus, onde dá mais notícias sobre cada uma delas, cujos dados nós iremos transcrever, juntando-os de conformidade com as seitas mencionadas, diz Josefo.
1ª) Fariseus
A maneira de viver dos fariseus não era nem mole nem cheia de delícias; era simples. Eles se apegam obstinadamente ao que se persuadem dever abraçar.
[…] Atribuem ao destino tudo o que acontece, sem, todavia, tirar ao homem o poder de nele consentir; de sorte que, tudo sendo feito por ordem de Deus, depende, no entanto, da nossa vontade entregarmo-nos à virtude ou ao vício.
Eles julgam que as almas são imortais, que são julgadas em um outro mundo e recompensadas ou castigadas segundo foram neste, viciosas ou virtuosas; que umas são eternamente retidas prisioneiras nessa outra vida e que outras retornam a esta. Eles granjearam, por essa crença, tão grande autoridade entre o povo, que segue os seus sentimentos em tudo o que se refere ao culto de Deus e às orações solenes que lhe são feitas. Assim, cidades inteiras dão testemunhos valiosos de sua virtude, de sua maneira de