Filosofia do espirito
VICTOR LEONARDO DA SILVA CHAVES
Médico e Licenciado em Filosofia
ANÁLISE FILOSÓFICA
DO ESPIRITISMO
2ª. Edição
Rio de Janeiro
Editado pelo Autor
2007
C. P. 18528
Rio de Janeiro – RJ
20770-970
BRASIL
PREFÁCIO À PRIMEIRA EDIÇÃO DO AUTOR
Este livro não é uma obra espírita; está baseada em uma monografia que seria apresentada por conclusão do Curso de Bacharel em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, segundo semestre de 1997 e na “Apostilha do Curso Básico de Filosofia Espírita” [Biblioteca Nacional, registro nº 232 718, Lv. 410, F.379, em 21/06/01], ministrado em nossos encontros das tardes de sábado sobre a Filosofia Espírita. É uma análise das características filosóficas do Espiritismo.
Repetimos aqui algumas palavras do prefácio dessa apostilha:
“Essa doutrina é muito divulgada no Brasil, existindo mais de milhão de pessoas que se dizem espíritas, mais aquelas que, declarando-se católicas, freqüentam associações espíritas e mais as que praticam formas sincréticas de Espiritismo com cultos afro-brasileiros. Seus conceitos já fazem parte do, ou, pelo menos, influenciam bastante o ideário da cultura do povo brasileiro.”
Nosso objetivo é mostrar com essa análise as características filosóficas do Espiritismo, pois achamos que as diversas facções do Movimento Espírita Brasileiro vêm se afastando dessa filosofia, através de sincretismos com cultos afro-brasileiros, doutrinas orientais e com as psicologias profundas. Não temos a pretensão de ser imparcial. Por mais que o sujeito se esforce por não ser faccioso, ele, inevitavelmente, vê o objeto conforme sua visão de mundo (Weltanschauung).
Desejamos também que esse segundo trabalho, como o primeiro, possa servir de base a especulações mais profundas a serem feitas por companheiros desses encontros, pelos estudiosos de nossa cultura ou por pessoas