FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura
OBJETIVOS
Atualmente a FAO tem 191 países membros, mais a Comunidade Europeia. Nossa sede central é em Roma, Itália, e nossa rede mundial compreende cinco escritórios regionais e 78 escritórios nacionais.
Seus objetivos são os seguintes:
Fomentar as pesquisas científicas na área agrícola;
Contribuir para a melhoria das técnicas de produção, comercialização e distribuição de produtos alimentícios de origem agrícola;
Melhorar a conservação dos recursos naturais;
Divulgar conhecimentos;
Sob demanda, conceder assistência técnica aos Estados;
Propiciar a adoção de uma política internacional em benefício dos principais produtos agrícolas.
MOMENTO HISTÓRICO DA CRIAÇÃO
Preparada pela Conferência de Virginia (1943), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nasce, dois anos depois, na Conferência de Quebec, com a aprovação de seu estatuto,em 16 de outubro de 1945.
A FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em pé de igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas.
RELAÇÕES COM O DIREITO INTERNO
Apoia os países em desenvolvimento com a formulação e execução de políticas e projetos de assistência técnica em apoio de programas nas áreas agrícola, alimentar, de desenvolvimento rural, florestal e pesqueira e para cooperação Sul-Sul.
Algumas ações da FAO no Brasil desenvolvidas em parceria com programas brasileiros:
Apoio ao Programa Fome Zero, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
Apoio ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, em parce- ria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Apoio ao Programa de Organização Produtiva de Comunidades – PRODUZIR, em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI).
Apoio ao Programa Nacional de Florestas – PNF, em parceria com o