Fanzine
Griselda Pereirão
Segundo José Roberto Loureiro, Vice-presidente de operações da Laureate Brasil, em entrevista ao site ABMES educa.com, ele fala do crescimento da educação superior no Brasil, devido a uma universalização do ensino básico. Para conseguir atender a demanda houve um aumento das universidades em todo o país, sendo que as faculdades particulares detêm 75% dos matriculados..
Apesar do crescimento ele cita um dado importante, que pouco mais de 15% da população entre 18 e 25 estão cursando o nível superior no Brasil, ou seja, ainda falta muito para alcançarmos dados melhores.
Isso se dá também devido aos programas de financiamentos estudantis, onde 95% dos alunos em instituições particulares nos EUA contam com este tipo de crédito, ao contrário do Brasil que somente 50% são beneficiados.
“Para que o Brasil avance no sentido de se tornar um país em que a população seja educacionalmente qualificada, portanto, é preciso ampliar os meios de financiamento estudantil, seja pelos programas existentes, que precisam ser mantidos, seja pela criação de novos projetos, inclusive envolvendo instituições financeiras privadas.
O mundo está mudando, se tornando mais competitivo e o diferencial da educação é e será fundamental para que os países se tornem mais prósperos. O Brasil está no rumo certo e não pode desperdiçar a chance e nem perder o bonde da