A procura da felicidade
Serviço social – UNIRB 2012.2
Professora Regina Pimenta
Matéria psicologia geral
Oficina de Psicologia
O que é o estresse?
O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
Os estímulos que desencadeiam uma reação de estresse no organismo são chamados de estressores.
Às vezes o estresse pode ser benéfico (como na preparação de uma prova ou como reação a uma situação de perigo,...) mas também pode infelizmente levar a uma situação desfavorável (estresse ruim), que pode desencadear em úlceras ou ainda diversos problemas psíquicos (fadiga, distúrbios do sono, depressão).
O estresse passa a ser prejudicial quando o organismo é exposto a estressores continuamente, impedindo relaxamento após a tensão. Causam transtornos mentais como enfermidades físicas, ele é responsável por 80% das doenças direta ou indireta no homem moderno. O estresse faz parte do dia a dia do ser humano, ele funciona também como mecanismo de defesa, quando se percebe algum tipo de ameaça. Os primeiros estudos sobre o estresse inicio-se em 1936 pelo médico endocrinologista Hans Selye, quando o cérebro interpreta algum tipo de ameaça ele interpreta o síndrome geral de adaptação do stress.
O estresse interfere nas nossas defesas orgânicas.
Estresse Positivo – é a designação de conseguir coisas positivas.
Estresse Negativo - denominado de distress, manifesta-se no sistema nervoso com excitação, cansaço, tensão, alteração do sono e diminuição do interesse sexual além de pensamentos obsessivos.
A síndrome geral de adaptação descrita por