Fantásticos livros voadores
COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO – II SEMESTRE
Proposta de Atividade: Resenha Crítica do texto “Leitura no ensino superior” e do curta metragem “Os fantásticos livros voadores do Sr. Lessmore”
Trabalho apresentado ao docente Diego Raniery pelo estudante Ricardo Mascarenhas, referente à disciplina Jornalismo Especializado I
Itabuna – Bahia
Setembro de 2014
O indivíduo para conquistar o seu crescimento pessoal e profissional, tem que, necessariamente saber ler e escrever, e bem. Para uma escrita ser considerada ideal, é preciso muita leitura, o que vai aprimorar conhecimentos, melhorar o vocabulário. A leitura é considerada indispensável na formação de alguém, mas o hábito de ler ainda é motivo de muita discussão.
Infelizmente, em nosso país, são raros os casos de pessoas que tem o hábito de fazer uma boa leitura, se debruçarem em livros para diversificar e aprimorar conhecimentos. Em todas as universidades, sejam elas particulares ou públicas, é notória a falta de leitura por parte dos alunos. A percepção dos docentes, nesses casos, é feita em poucos segundos de diálogo.
Nos dias atuais, o desinteresse dos jovens pela leitura tem crescido, o fazendo apenas em casos obrigatórios, para provas ou tarefas exigidas pelos mestres. Existe a comprovação desse fato, quando um professor pede que alguém faça uma simples leitura de uma também simples apostila.
Diversos autores e escritores nacionais ressaltam a importância da leitura, principalmente no início da vida escolar, aos quatro, cinco anos de idade. Pesquisas realizadas em todo o mundo revelam que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, é beneficiada em diversos sentidos, como uma melhor aprendizagem, melhor entendimento e conseqüentemente melhor pronunciamento, tendo assim, uma mais eficiente comunicação
Sempre a leitura foi considerada uma atividade de