Família e sociedade
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL-EAD
RELAÇAO FAMILIA E SOCIEDADE
DEFINIÇAO E DEBATE SOBRE FORMAS DE CONTATO E LIMITES NO
TRABALHO COM FAMILIAS E SEUS MEMBROS
RIBEIRAO PRETO – SÃO PAULO
2011
Família: Demandas para o Serviço Social (Jéssica Caroline Medeiros Silva)
O texto aborda os temas, sobre a função social da Família, e a atuação do Serviço Social sobre esta demanda.
A família é uma instituição social e não só uma concepção natural com pai, mãe e filhos (família nuclear).
O vínculo afetivo familiar nem sempre esteve ligado, antigamente a mulher eram só procriadora, amor e sexo não eram vinculados, heterossexualismo era dominante, em cada momento histórico a família teve sua configuração e sua função de acordo de acordo com a ideologia da época. Hoje a família tem o propósito de dar base aos seus membros diante da sociedade nas relações sociais capitalistas.
A família é construída pelo processo histórico, junto com a economia, através de políticas sociais, amor, casamento, sexualidade, relações de gênero e etária, papeis sociais, relações jurídicas, religiosas e outros.
A família no contexto da sociedade enfrenta a exclusão social, através do modo de produção capitalista, de sua etnia, deficiência física, vulnerabilidade e outros.
Hoje com as novas estruturas familiares, foram geradas funções sociais como apoio e proteção de todos os seus membros, ser o mediador entre o sujeito e a coletividade.
As famílias nem sempre conseguem realizar suas funções sociais e também precisão de cuidados, muitas vezes os problemas surgem na sociedade e se refletem dentro da família, e é ai que o surge a Questão Social como demanda para o Serviço Social.
O Assistente Social tem que agir com de uma forma transformadora, buscando emancipação e auto-desenvolvimento do usuário e da família a qual se insere, fazendo assim a família cumprir sua função social.
O profissional deve desnaturalizar toda