Dislexia
O que é dislexia? “Uma desordem que se manifesta pela dificuldade em aprender a ler, sem que tal esteja relacionado com instrução convencionada, adequação intelectual e oportunidades sociocultural.”
A Dislexia é uma incapacidade de processar os símbolos da linguagem devida a causas congênitas, neurológicas ou, na maioria dos casos, devido á imaturidade cerebral.
As crianças caracterizam-se por uma dificuldade na aprendizagem e automatização das competências de leitura e escrita, em crianças inteligentes, sendo a sua origem neurobiológica.
As crianças com dislexia revelam muitas dificuldades em adquirir e desenvolver o mecanismo da leitura e da escrita. Apresentam uma leitura muito lenta, com bastantes erros e trocas de letras e silabas, e dificuldades na compreensão da informação lida. A sua escrita surge com bastantes erros ortográficos, as frases e os textos que escreve são confusos, com pouco vocabulário, em que a qualidade da sua letra pode ser má, irregular e disforme, com lacunas na estruturação e sequenciação lógicas das idéis, surgindo estas desordenadas.
Apesar destas dificuldades, as crianças disléxicas apresentam uma eficiência intelectual normal ou superior, podendo evidenciar capacidades acima da média em determinadas áreas que não dependem da leitura e escrita (desenho, desporto, música, dança, etc).
QUAL AS CARACTERISTICAS DA DISLEXIA?
História pessoal e familiar:
- existência de casos de dislexia na família
- atraso na aquisição da linguagem
- atraso na locomoção
- problema de dominância lateral
- Manifestações da leitura-escrita
- confusão entre letras, silaba ou palavras com diferenças subtis de grafia: a-o, c-o, e-c, h-n, i-j, m-n, v-u;
- confusão entre letras, silaba com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d, d-p, b-q, d-b, b-p, d-q, n-u, a-e...;
- confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos: d-t, j-x, m-b, b-p, v-f...;
- inversões