Família Real
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR(A):
ALUNO(S): AMILTON T. G. NETO E DANIEL F. ROMAO
FAMÍLIA REAL
GOVERNADOR VALADARES, MG – 2014
- Motivos da vinda da Família Real Portuguesa
Chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro em 07/03/1808. O mar, destino e fonte de riquezas para o Império Português. Em novembro de 1807, parecia a única saída para o comandante do pequeno país, pressionado pelas duas maiores potências da época.
De um lado, Napoleão. O imperador dos franceses estendia seus domínios em uma guerra pelo continente europeu. Derrubou monarquias e conquistou regiões onde hoje ficam a Bélgica, a Holanda, a Alemanha, a Itália e a Espanha.
Do outro lado, a Inglaterra, parceira comercial e militar de Portugal havia 500 anos. A Revolução Industrial ganhava um ritmo intenso nas fábricas inglesas, com mais empregos e máquinas que precisavam de muitas matérias-primas, entre elas, o algodão brasileiro. Para prejudicar este crescimento, Napoleão decretou, em novembro de 1806, o bloqueio continental. Os reinos da Europa deveriam fechar seus portos para navios britânicos.
Napoleão Bonaparte estabeleceu o bloqueio continental e com isso ninguém podia comercializar com a Inglaterra só que Portugal estava endividada com a Inglaterra que teve que furar o bloqueio. Napoleão se irritou e resolveu atacar Portugal. A corte de Portugal ficou desesperada e teve o apoio da Inglaterra pra fugir para o Brasil, tanto que depois a primeira coisa que a corte portuguesa fez no Brasil, foi abrir os portos para as nações amigas e com isso engordar os cofres ingleses.
- Mudanças no aspecto social e econômico na colônia
Diante dessa situação, no dia 28 de janeiro de 1808, foi decretada por Dom João a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional. Essa medida beneficiava principalmente os comerciantes britânicos. Com a medida do dia 28 de